A política de cancelamento do Enjoei visa garantir a segurança das transações e a satisfação de todos os usuários da plataforma. Tanto os vendedores quanto os compradores têm direitos e responsabilidades em relação aos cancelamentos, conforme descrito abaixo:
Cancelamento de Vendas:
1 - Os vendedores têm o direito de cancelar uma venda a qualquer momento.
2 - Para cancelar uma venda, o vendedor deve acessar "Vendas > Minhas vendas > Cancelamento > Quero cancelar uma venda > Fale com a gente".
3 - Na página do "Fale com a gente", o vendedor deve selecionar a opção "Vendas > Minhas vendas > Selecionar o produto que deseja cancelar".
Política para Vendedores Novos:
1 - Para vendedores novos com menos de cinco vendas, medidas adicionais são adotadas para garantir a boa reputação e o funcionamento adequado das lojinhas na plataforma.
2 - Caso ocorram dois cancelamentos nas primeiras cinco vendas, o vendedor não poderá vender no Enjoei por 15 dias corridos. Após esse período, a lojinha será automaticamente colocada de férias para evitar novas vendas não enviadas.
3 - Em caso de três cancelamentos nas primeiras cinco vendas, o vendedor será impossibilitado de vender no Enjoei, sem opção de reativação da lojinha e transações.
Cancelamento de Compras:
1 - Os compradores têm o direito de solicitar o cancelamento de uma compra.
2 - Para solicitar o cancelamento, o comprador pode entrar em contato diretamente com o vendedor ou agendar o cancelamento pela plataforma, acessando "Menu > Minhas compras > Em aberto" e seguindo as instruções.
3 - O cancelamento agendado pode ser feito se a compra foi feita há 5 dias corridos e o produto ainda não foi enviado.
4 - O cancelamento agendado será concretizado no décimo dia corrido após a data da compra.
5 - Se o vendedor enviar o produto mesmo após o agendamento do cancelamento, o comprador poderá recusar o recebimento do produto, ou efetuar a devolução, seguindo as regras de devolução do Enjoei.
Impactos de alta taxa de cancelamento:
1 - O Enjoei não cobra taxas adicionais por vendas ou compras canceladas.
Lembramos que é importante que vendedores e compradores evitem cancelamentos, priorizando o sucesso das transações e uma experiência positiva na plataforma. Recomendamos que todos os usuários do Enjoei leiam e compreendam plenamente a política de cancelamento antes de realizar qualquer transação.
Para vendedores com, ao menos, 3 vendas, sanções em razão de cancelamentos serão adotadas para garantir a boa reputação e o funcionamento adequado das lojinhas na plataforma.
1 - Suspensão da lojinha
As funções de anúncio e venda serão suspensas na conta do vendedor caso a taxa de cancelamento de suas vendas esteja acima de 80%. Nesse cenário, o vendedor ficará impedido de vender e fazer upload de anúncios na plataforma, mas ainda poderá navegar, comentar, ofertar, fazer compras e sacar dinheiro no enjubank.
As funções de anúncio e venda serão suspensas na conta do vendedor caso a taxa de cancelamento de suas vendas esteja acima de 80%. Nesse cenário, o vendedor ficará impedido de vender e fazer upload de anúncios na plataforma, mas ainda poderá navegar, comentar, ofertar, fazer compras e sacar dinheiro no enjubank.
2 - Lojinha de férias
A lojinha será automaticamente colocada de férias caso (i) a taxa de cancelamento das vendas esteja acima de 25% e o vendedor não acesse a plataforma por mais de 20 dias antes da venda ou (ii) a taxa de cancelamento das vendas esteja acima de 50% e o vendedor não acesse a plataforma por mais de 4 dias antes da venda. Quando estiver tudo certo para novas vendas e envios, o usuário poderá acessar suas configurações, localizar “loja de folga” e alterar a opção para loja ativa.