Termos de uso do Enjoei Pro
Última atualização: 30 de abril de 2024
Toda vez que houver menção aos termos “enjoei pro”, “nós”, “nosso” ou “conosco”, estamos nos referindo ao Enjoei Pro; da mesma forma, toda vez que houver menção aos termos “você”, “seu”, “sua”, estamos nos referindo a você.
Aqui você encontrará os termos de um serviço muito especial: o Enjoei Pro. Antes de aderir, leia com cautela estes termos de uso do Enjoei Pro (“termos de uso”), os termos e condições gerais de uso do Enjoei, a política de privacidade, e as demais regras do site (www.enjoei.com.br). É importante que você esteja ciente de que os termos e condições gerais de uso do Enjoei aplicam-se à sua relação conosco sempre que você utilizar nossos serviços na qualidade de usuário comprador e sempre que você utilizar nossos serviços de intermediação para a venda. da mesma forma, os termos e condições gerais de uso do Enjoei aplicam-se à sua relação conosco também quando você utilizar os serviços de intermediação do Enjoei Pro no que aqueles termos não conflitarem com estes.
A leitura, a compreensão e a sua aceitação destes termos de uso e da política de privacidade são imprescindíveis para o seu cadastro e utilização dos serviços oferecidos pelo Enjoei S.A. (“enjoei”), inscrito no cnpj/me sob nº 16.922.038/0001-51.
Mas fica esperto: o Enjoei poderá a qualquer tempo modificar, alterar ou excluir parte do conteúdo destes termos de uso, tudo para melhorar a nossa comunicação e aprimorar a forma com que praticamos os nossos serviços de intermediação. então, nós recomendamos a leitura atenta desta página a cada acesso à plataforma.
O que é o Enjoei Pro? É um serviço de intermediação desenvolvido pelo Enjoei para quem quer vender, mas não tem tempo de cuidar da sua lojinha. se você recebeu a sacola do Enjoei Pro e deseja praticidade na venda, aqui também é o seu lugar! coloque suas roupas em uma caixa ou na sacola do Enjoei Pro e envie aos nossos cuidados para que possamos ajudar você com as suas vendas.
Fica de olho! Nós intermediamos aquelas vendas esporádicas, que nunca possuem um volume grande de peças iguais, tá? a lojinha virtual é feita para te ajudar a se desfazer de bens usados (e até alguns novos) que você não quer mais.
Nós realizamos o processo de intermediação de venda de suas peças, aproximando você e os possíveis compradores em nossa plataforma ou na plataforma de parceiros em que suas peças podem ser expostas à venda.
No Enjoei Pro, caso sua peça seja vendida, a comissão pelo nosso serviço e a taxa administrativa serão descontadas e o valor restante de suas vendas, quando concluídas, entrará direto no seu Enjubank. no momento, aceitamos apenas peças de moda feminina adulta e infantil.
Se, após ler estes termos de uso, você não entender ou não concordar com algum ponto, pedimos que entre em contato conosco antes de utilizar o serviço do Enjoei Pro.
1) O que pode ser enviado para o Enjoei Pro?
Por enquanto, o Enjoei Pro somente aceita artigos de moda feminina e masculina adulta – tais como roupas, sapatos, bolsas e óculos – e moda infantil.
Mas atenção! você não poderá vender os seguintes itens no Enjoei Pro:
- Bijuterias, joias, lenços, chapéus e cintos;
- Roupas íntimas usadas (somente novas com etiqueta);
- Roupas de ginástica usadas (somente novas com etiqueta);
- Vestidos de festa;
- Chinelos;
- Cosméticos novos ou usados;
- Eletrônicos;
- Eletrodomésticos;
- Objetos de decoração;
- Móveis;
- Livros, revistas, gibis, discos, cds, dvds, capinhas de celular e/ou tablet;
- Chupetas, prendedor, babador, mamadeira;
- Acessórios para passeio infantil;
- Naninha (somente nova com etiqueta);
- Cobertores, toalhas, manta, cueiros, saco de dormir e kit berço;
- Brinquedos ou acessórios infantis; e
- Produtos distribuídos por instituições como campanha de marketing.
Além disso, não aceitamos peças com danos ou marcas de uso, tais como:
- Com bolinhas;
- Furadas;
- Rasgadas;
- Manchadas;
- Sujas;
- Descosturadas;
- Sem botões ou bordadas;
- Sjustadas; e
- Com defeitos, como problemas no zíper, por exemplo.
Também não podem ser enviados para o Enjoei Pro os itens que:
- Tenham sua comercialização proibida e/ou controlada no território brasileiro, de contrabando, falsificação e adulteração, ou cópia e réplica de produtos de terceiros;
- Violem leis de proteção de direitos autorais, patentes, marcas, modelos e desenhos industriais, licença, programas acadêmicos e/ou desenvolvidos para alguma entidade educacional, segredos industriais, embargados ou afetados por alguma restrição de qualquer espécie quanto ao seu uso, exploração ou transferência de domínio ou posse; e
- Violem os presentes termos ou os termos e condições gerais de uso da plataforma do Enjoei.
Isso é muito importante pra gente! Pedimos a todos os vendedores que desejam comercializar utilizando o serviço de intermediação do Enjoei Pro que respeitem essas regras. A responsabilidade de garantia de autenticidade das peças enviadas para o Enjoei Pro é sua.
E se a peça for enviada mesmo assim? Peças que não estiverem em conformidade com os presentes termos serão reprovadas e não serão incluídas na lojinha para venda, e também serão consideradas sem valor comercial para quaisquer fins.
Além disso, você está ciente de que o Enjoei poderá, a qualquer momento, excluir quaisquer anúncios de peças que entenda violar as regras estabelecidas nestes termos e nos termos e condições gerais de uso do site Enjoei.
2) Como enviar as minhas peças?
Você pode optar entre duas formas de envio das peças ao Enjoei Pro:
(i) Via coleta
Modalidade disponível apenas para determinadas regiões, conforme valores e regras descritas aqui;
Se você selecionar a opção de envio por coleta, receberá a confirmação da solicitação por e-mail.
Em até 3 (três) dias úteis, a equipe do Enjoei Pro entrará em contato, através do e-mail cadastrado, para agendar a data para realização da coleta.
Você deverá separar suas peças, observando o que não pode ser anunciado no Enjoei Pro. A seguir, deverá embalá-las em caixas ou sacolas, e identificá-las com o nome e e-mail cadastrados em sua conta de usuário na plataforma.
Atenção! A coleta será realizada por uma empresa especializada e ocorrerá em horário comercial, não sendo possível agendar um horário específico. é sua responsabilidade garantir que haverá uma pessoa responsável para entregar seus volumes para o operador logístico no momento da coleta.
(ii) via correios
A. modalidade tradicional
Modalidade disponível para todo Brasil, com valores e regras previstos aqui.
Se você selecionar a opção de envio por correios, receberá 3 (três) links em seu e-mail cadastrado e na plataforma do Enjoei, sendo eles:
- Direcionamento para instruções de envio das peças por correios e outras informações importantes sobre o Enjoei Pro;
- Direcionamento para código de autorização de postagem gerado por nós; e
- Direcionamento para arquivo em pdf com formulário de declaração de conteúdo exigido pelos correios, pré-preenchido nos campos: “remetente”, com os seus dados e “destinatário” com os nossos dados.
Atenção ao prazo! A etiqueta de postagem enviada para o seu e-mail tem validade de 10 (dez) dias corridos. caso a postagem não ocorra dentro deste prazo, a etiqueta expirará. nesse caso, você deverá entrar em contato com o nosso atendimento para solicitar uma nova etiqueta.
B. Modalidade sacola pro
A sacola pro poderá ser recebida por usuários do Enjoei e clientes de parceiros junto a suas compras, com valores e regras previstos aqui.
O código de postagem e o formulário de declaração de conteúdo já estão junto à sacola pro. para mais detalhes, clique aqui.
Recadinhos gerais
Independentemente da modalidade escolhida (coleta ou correios, modalidade tradicional ou modalidade sacola pro), os valores dos envios serão automaticamente descontados do seu Enjubank, após confirmação da realização da coleta no seu domicílio ou da postagem - neste último caso, via Correios.
O endereço que será considerado para envio via coleta ou correios será o mesmo já cadastrado por você no Enjoei.
Atenção! Você só poderá enviar um lote de peças por vez. O envio de um novo lote de peças somente poderá ser solicitado por você após a finalização do processamento do lote anterior.
3) Afinal, como o Enjoei Pro funciona?
O processamento das peças será realizado nas seguintes etapas:
(i) Triagem: o nosso controle de quantidade e qualidade;
As peças do lote serão analisadas por uma equipe especializada, que avaliará quais estão em condições de venda e quais não estão.
Apenas as peças consideradas em condição de venda passarão para as próximas etapas do processamento (fotografia, precificação e estocagem).
Se as suas peças não forem aprovadas, ou seja, se não estiverem de acordo com os critérios estabelecidos nestes termos, serão separadas para posterior devolução ou para outras providências, conforme as regras estabelecidas nestes termos.
Ao final, vamos contar as peças e informar a você na etapa (v) do processamento. lembrando que o número de peças aprovadas será aquele válido para os serviços subsequentes realizados pelo Enjoei Pro.
(ii) Precificação: as peças aprovadas serão cadastradas no Enjoei Pro com a respectiva descrição e sugestão de preço, estimado com base na marca, estado da peça e expertise do Enjoei Pro;
(iii) Fotografia;
Atenção! O prazo para processamento das peças até aqui, envolvendo triagem + precificação + fotos, é de 20 (vinte) dias úteis e inicia-se a partir da chegada do lote com as peças.
(iv) Envio de comunicação para você para aprovação dos preços:
Uma vez cumpridas as etapas anteriores, nós iremos informar quantas peças não foram aprovados e faremos uma listagem das peças aprovadas. você receberá uma notificação no aplicativo e também um e-mail avisando que as peças aprovadas estão disponíveis para sua análise e aprovação de preços.
As informações estarão disponíveis para verificação e alteração de preços durante o prazo de 3 (três) dias corridos, ou seja, 72 (setenta e duas) horas, a contar do envio do e-mail e do alerta no aplicativo do Enjoei.
Ixi, perdi o prazo! Se você não se manifestar no prazo acima descrito, as peças serão publicadas automaticamente com os preços sugeridos por nós e já ficarão disponíveis para compra.
Atenção! Depois do prazo indicado acima, não será possível, por razões operacionais, realizar alterações de valores, exceto em casos de reprecificação promocional ofertada pelo Enjoei Pro.
(v) Escolha do destino das peças reprovadas, após comunicação do Enjoei: caso o lote de peças enviado por você tenha peças que não foram aprovadas pela nossa equipe, você será informado via e-mail e terá 7 (sete) dias para selecionar a opção de destino dessas peças.
E se eu não me manifestar? Se você perder o prazo de 7 (sete) dias para fazer a seleção, as peças serão automaticamente encaminhadas para doação para instituições sociais selecionadas pelo Enjoei ou para parceiros do Enjoei que atuam na criação de peças e acessórios a partir da reciclagem de tecidos.
Mas afinal, quais são as opções que eu tenho para o destino de peças reprovadas?
- Doação para instituições sociais selecionadas pelo Enjoei ou para parceiros do Enjoei que atuam na criação de peças e acessórios a partir da reciclagem de tecidos; ou
- Recebimento das peças de volta por você. nesse caso, você deverá arcar com o valor do frete de retorno, que será calculado com base no endereço cadastral e no peso das peças, somado à taxa de manuseio, que você confere mais detalhes aqui.
O pagamento deste valor deverá ser feito via boleto bancário, dentro do prazo estipulado pelo Enjoei Pro.
E se eu não pagar o boleto? Iremos considerar como desistência para receber suas peças de volta. nesse caso, encaminharemos imediatamente as peças para doação para instituições ou parceiros selecionados.
E o vai e volta? Caso as peças retornem ao Enjoei Pro porque a entrega não foi concluída pelos correios, você terá 7 (sete) dias corridos após a data de retorno das peças para entrar em contato conosco e solicitar o reenvio. Transcorrido o referido prazo, você está ciente de que as peças serão automaticamente encaminhadas para doação para instituições ou parceiros selecionados pelo Enjoei.
Peças aprovadas, porém não vendidas:
As peças enviadas para o Enjoei Pro ficarão disponíveis para venda por um prazo mínimo de 6 (seis) meses (180 dias) contados a partir do envio do lote, não podendo ser solicitada devolução antes deste prazo.
Após o período de 180 (cento e oitenta) dias, caso queira, você poderá solicitar a devolução, via atendimento. nesse caso, a devolução só poderá ser feita em relação ao lote completo, ou seja, todas as peças, não sendo possível escolher peças avulsas. Nesse caso, você deverá arcar com o valor do retorno, que será calculado com base no endereço cadastral e no peso das peças; bem como com a taxa de manuseio das peças, que será somada ao valor do frete.
O pagamento deste valor deverá ser feito via boleto bancário, dentro do prazo estipulado pelo Enjoei Pro.
E se eu não responder o contato ou não pagar esse boleto? Iremos considerar como desistência de receber suas peças de volta. nesse caso, encaminharemos imediatamente as peças para doação para instituições ou parceiros selecionados pelo enjoei.
E o vai e volta? Caso as peças retornem ao Enjoei Pro porque não foi concluída a devolução pelos correios, você terá 7 (sete) dias corridos após a data de retorno das peças para entrar em contato conosco e solicitar o reenvio. Transcorrido referido prazo, você está ciente de que as peças serão automaticamente encaminhadas para doação a instituições ou parceiros selecionados pelo Enjoei.
A partir da solicitação de devolução, as peças serão enviadas de volta a você no prazo de até 45 (quarenta e cinco) dias corridos.
Atenção! nós não nos responsabilizamos pelo desgaste natural das suas peças em decorrência do tempo, a exemplo de, mas sem se limitar, peças produzidas em tecidos sintéticos como o poliuretano. Caso seja identificada deterioração natural na peça ou ocorra a venda e posterior devolução por este motivo, o anúncio será retirado da plataforma e você deverá optar por receber a peça de volta, mediante pagamento do valor de retorno, ou fazer a doação para instituições sociais selecionadas pelo Enjoei.
Peças não vendidas em até 1 (um) ano
Atenção! Caso as suas peças estejam disponíveis para venda por um prazo superior a 12 (doze) meses, o Enjoei poderá encaminhar as peças diretamente para doação para instituições ou parceiros selecionados pelo Enjoei.
4) Remuneração pelo uso do serviço Enjoei Pro
Mexeu no bolso, é coisa séria!
Por todo o nosso serviço de intermediação, caso sua peça seja vendida, o Enjoei cobrará de você uma comissão sobre o preço de venda das peças intermediadas pelo Enjoei Pro, prevista na seção “serviço Enjoei Pro” em www.enjoei.com.br/taxas.
Além da comissão, nós cobraremos de você uma taxa administrativa, variável de acordo com o valor da peça vendida, conforme tabela disponível em www.enjoei.com.br/taxas. o Enjoei se reserva o direito de promover modificações nos valores das taxas aplicadas e se compromete a manter os valores atualizados no endereço www.enjoei.com.br/taxas.
E atenção! Todas as peças anunciadas no Enjoei Pro estão sujeitas a descontos progressivos que diminuirão o valor final da venda da peça e, consequentemente, o que será recebido por você, de acordo com as regras que você encontra aqui.
Caso sejam aplicados descontos oriundos de cupons oferecidos unicamente pelo Enjoei aos usuários compradores, este valor será descontado do valor a receber pelo Enjoei, sem qualquer alteração nos valores que você irá receber.
Como recebo o pagamento? Ao realizar a venda de suas peças por meio do Enjoei Pro, você receberá seus valores diretamente na sua conta Enjubank, até 30 (trinta) dias corridos contados da entrega do produto ao comprador. a divisão do valor da venda será feita de forma automática por meio da nossa instituição financeira parceira (wirecard ou pagar.me).
Aproveitamos para reforçar que as taxas e as regras de saque seguem as mesmas diretrizes apresentadas nos termos e condições de uso do Enjoei.
Não se preocupe com os custos da embalagem! Nós arcaremos com os custos relativos à embalagem para envio das peças que você vender ao usuário comprador e também com a taxa de seguro dos correios.
5) Obrigações e responsabilidades
Quando você utiliza os serviços do Enjoei Pro, você está expressamente ciente e concorda que:
- Os preços das peças anunciadas pelo serviço de intermediação do Enjoei Pro estarão automaticamente sujeitos às políticas de descontos do Enjoei, previstas neste link.
- É inteiramente responsável pela adequação da embalagem das peças que serão enviadas para o Enjoei Pro, bem como pela sua identificação, vedação e integridade até o momento da coleta ou postagem;
- A verificação, a aprovação e a reprovação das peças serão realizadas de acordo com os critérios de serviço do Enjoei Pro;
- As reprovações das peças não poderão ser revistas;
- Não haverá nenhuma responsabilidade por parte de Enjoei em relação às peças enviadas sem a observação das regras e de todos os procedimentos previstos nestes termos;
- Na hipótese de ocorrência de caso fortuito ou de força maior, o Enjoei se isentará de responsabilidade sobre as suas peças;
- Se ocorrer o extravio total ou parcial do lote antes da precificação das peças ou durante o transporte, via correios ou coleta, o valor máximo de indenização, a qualquer título, é de R$ 500,00 (quinhentos reais) e será avaliado exclusivamente pelo Enjoei;
- Se ocorrer o extravio total ou parcial do lote depois da precificação das peças, a indenização será calculada da seguinte forma: você receberá o valor correspondente a 50% (cinquenta por cento) do valor de venda da peça no momento do pagamento da indenização, descontada a taxa administrativa, e observando-se o limite de R$500,00 (quinhentos reais) pelo valor total do lote;
- Se ocorrer extravio decorrente de sua culpa, o Enjoei Pro não irá indenizá-lo, em nenhum valor; e
- Nós não somos os proprietários das peças anunciadas e, por esse motivo, você autoriza que o Enjoei Pro envie as peças vendidas ao usuário comprador e tome todas as medidas necessárias perante os correios para viabilizar o envio das peças.
Nós nos comprometemos a enviar as peças vendidas por meio do Enjoei Pro ao usuário comprador, via correios ou outro parceiro logístico, à escolha do Enjoei.
Você e o Enjoei Pro obrigam-se a cumprir com todas as regras descritas nos presentes termos, bem como comprometem-se a envidar os melhores esforços para evitar quaisquer tipos de extravio, avarias ou perdas durante o manuseio dos lotes de peças.
6) Disposições gerais
O uso comercial da expressão site www.enjoei.com.br como marca, nome empresarial ou nome de domínio, bem como os conteúdos das telas relativas aos serviços da plataforma assim como os programas, bancos de dados, redes, arquivos que permitem que o usuário acesse e use sua conta são propriedade do Enjoei e estão protegidos pelas leis e tratados internacionais de direito autoral, marcas, patentes, modelos e desenhos industriais.
O uso indevido e a reprodução total ou parcial dos referidos conteúdos são proibidos, salvo a autorização expressa do Enjoei.
Estes termos são regidos pelas leis vigentes na república federativa do Brasil.
Nós temos uma equipe de profissionais dedicada ao atendimento e estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas.
Excepcionalmente, caso sua dúvida ou questão relativa aos presentes termos não seja resolvida pela nossa equipe de atendimento, você se compromete a buscar vias administrativas de solução de conflitos e, caso não haja solução, o Enjoei e você elegem o foro central da cidade de São Paulo, com exclusão de qualquer outro, para dirimir quaisquer conflitos.
Excepcionalmente, caso sua dúvida ou questão relativa aos presentes termos não seja resolvida pela nossa equipe de atendimento, você se compromete a buscar vias administrativas de solução de conflitos e, caso não haja solução, o Enjoei e você elegem o foro central da cidade de São Paulo, com exclusão de qualquer outro, para dirimir quaisquer conflitos.